O Café

Tipos de Café

 

../../arquivos/cafe/2012/5/14_7_cafe_g.jpg
 
 
 
INTRODUÇÃO

 

../../arquivos/cafe/2012/5/14_6_cafe_p.gif

O cafeeiro é uma planta perene de clima tropical. Pertence a família das Rubiaceas e ao gênero Coffea que reúne diversas espécies. O Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor após os EUA. Por sua imensa extensão territorial, produz quase a totalidade dos tipos de cafés consumidos no mundo em escala comercial. As variedades de cafés comerciais plantadas em nosso país se resumem em Coffea arábica e Coffea canephora.

 

Coffea arabica

 

Dentro da variadade arábica possuímos diversas regiões produtoras as quais resultam nas mais diversas bebidas. As principais regiões produtoras são:

-         Sul de Minas: onde se produz um café de bebida dura ou dura riada de sabor encorpado e aroma marcante.

-         Leste de Minas: Na região da Zona da Mata mineira se produz um café muito consumido nos antigos paises pertencentes a cortina de ferro denominados os café de bebida rio e rio zona, que possuem um aroma marcante e uma bebida com características próprias, um gosto iodado.

 

../../arquivos/cafe/2012/5/14_2_cafe_p.jpg
Coffea arabica

-         Cerrado Mineiro: No Cerrado mineiro se produzem cafés de bebida geralmente dura a mole que possuem características próprias de aroma e sabor, cafés estes normalmente utilizados na confecção de cafés especiais, como é o caso do café Odebrecht Gourmet.

-         Região da Alta Paulista: possuem cafés similares aos cafés produzidos no sul de minas.

-         Região do Paraná: Produz cafés que possuem bebidas de riado a dura, que resultam em excelentes produtos acabados.

-         Região do Espírito Santo: Produzem cafés graúdos geralmente de bebidas rio ou rio zona que possuem um mercado especifico e de grande utilização nas industrias de torrefação e moagem.

../../arquivos/cafe/2012/5/14_68_cafe_p.jpg
             Café verde Arabica

 

../../arquivos/cafe/2012/5/14_50_cafe_p.jpg
           Café torrado Arabica



 

Coffea canephora

 

Dentro da variedade Coffea canephoraou Conillon as principais regiões produtoras são Espírito Santo e Rondônia. Este Café produz bebida neutra e grande quantidade de sólidos solúveis, o que proporciona um café forte quando torrado. Por ser um café neutro é muito utilizado em blends de cafés finos, o que geralmente obedece o limite de até 20%.

../../arquivos/cafe/2012/5/14_1_cafe_p.jpg
Coffea canephora (Conilon)
../../arquivos/cafe/2012/5/14_51_cafe_p.jpg
Grãos de café verde conilon
../../arquivos/cafe/2012/5/14_52_cafe_p.jpg
Grãos de café torrado conilon
 

Outras variedades:

Existem outras variedades de cafés plantadas no resto do mundo e também no Brasil, porém essas possuem hoje pouca significância econômica.